
a cair aos bocados!*
por Pedro Quartin Graça
Em Campolide, paredes meias com a Universidade Nova, em pleno centro da capital, uma igreja cai aos bocados desde há anos perante a mais impune cumplicidade do Estado português...
Basta ir ao fundo da Rua de Campolide, lado descendente, para avistar uma igreja, aparentemente "composta", classificada pelo IPPAR em 1993 e ainda propriedade do Estado Português, mas que se encontra votada ao mais completo abandono. Vista mais de perto, os acessos à mesma são uma lástima e o aspecto do monumento um verdadeiro nojo.
No passado dia 7 de Março o Provedor de Justiça Alfredo José de Sousa defendeu que a Igreja de Santo António de Campolide, é este o seu nome, deve ser entregue ainda antes de se assinalar um século sobre o confisco dos bens eclesiásticos pela República, a 08 de outubro de 1910. E mais acrescentou: "Embora a Direcção Geral do Tesouro e das Finanças tenha reduzido o valor da proposta de venda de 260 000 euros para 233 000 euros, é difícil admitir que se pague por um imóvel confiscado que apresenta um estado de conservação incompatível com a segurança de pessoas e bens e com a classificação por interesse artístico". Ficamos à espera que o Estado, ao menos desta vez, demonstre ser uma pessoa de bem.
* Também publicado no Blog "Corta-Fitas"
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário