quarta-feira, 24 de junho de 2009

Solstício de Verão

No último fim-de-semana assinalou-se o Solstício de Verão. A palavra de origem latina (solstitium) é materializada quando o sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador. Ou seja: o ponto em que a inclinação do sol atinge extremos. Máxima no solstício de Verão. Mínima no solstício de Inverno.

O instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte. É a estação mais quente do ano. É altura de celebrações que recriam o que há mais de dois mil anos foi descoberto por Eratóstenes — o raio da terra. Reza a história que o sábio grego utilizou as sombras projectadas pelo sol em dois locais na zona do actual Egipto e cálculos geométricos simplificados.

Dizem os investigadores que muitos dos avanços ligados ao desenvolvimento tecnológico actual resultaram mais da intuição genial de alguns cientistas que de complicadas experiências ou do recurso a equipamentos muito sofisticados.

Mas dir-me-ão os leitores deste blogue que aquela celebração astral nada tem a ver com o novo jornal que visitará as bancas na próxima semana. Perguntar-me-ão os colegas porque escrevo sobre tal fenómeno…

E volto a insistir: O dia mais longo do ano aconteceu este fim-de-semana. De Stonehenge, no sudeste de Inglaterra, à Finlândia em que a data coincide com o «Juhannus», ou mesmo dentro de fronteiras lusitanas na zona castreja em Chãs, concelho de Foz Côa o mundo festejou a festa do astro rei.

Porquê, então, falar do dia mais quente, mais longo…? Toda a vida começa com o sol. E a vida deste jornal também. Queremos, no Semanário PRIVADO, ser o sinal precursor de uma experiência independente, sem amarras. Desejamos que o símbolo de vitalidade da semana em que nascemos seja sentenciador de uma longa vida. Fazemos jus à rua com nome de Guerra.

Prometemos não nos calar. Assim, fazer um jornalismo de causas, livre de preconceitos, uma informação sem condicionalismos, pressões ou aniquilamentos… é o que nos propomos a partir deste Solstício de Verão.

> Isabel Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.