domingo, 12 de julho de 2009

Editorial

Quando o feitiço se vira contra o feiticeiro…

> Isabel Guerreiro
privado.iguerreiro@gmail.com

Dizem por aí que o mundo passou a ter menos pessoas com mais de um milhão de dólares em activos financeiros. Os multimilionários não faliram (que sorte!) mas o seu «pé de meia» sofreu com o «trambolhão» da crise.

Comparativamente a 2007, em cada cem milionários existentes, 15 deixaram de o ser um ano depois. Segundo um estudo internacional assinado pela consultora Capgemini e pelo banco de investimento Merril Lynch (citado pela «Visão»), o valor da fortuna dos milionários caiu quase 20% no ano passado.


O clube dos afortunados sofreu algumas «amputações» e alguns nomes foram expulsos da lista da revista «Forbes». No entanto, no podium planetrário ainda continuam Bill Gates, Warren Buffet e Carlos Slim.

A tormenta económica-financeira não livra Portugal da voragem: os 100 mais ricos no País não escapam à crise. Dentro de fronteiras lusas, terão Américo Amorim, Belmiro de Azevedo ou Manuel de Mello motivos para sofrer de insónias?
O mesmo estudo da Capgemini revela que em 2008 existiam no País mais de 10 mil cidadãos com uma fortuna superior a um milhão de dólares. Uma quebra de 6% face a 2007. Ou seja, perdemos 700 milionários em 2008. E, mesmo assim, a média é claramente melhor que a mundial e acima da vizinha Espanha. Haverá razão para lamúrias? Quem defendeu a economia de mercado nas últimas décadas e quem catequizou as regras que serviram para os donos do capital se tornarem vítimas do seu próprio sistema?


Se faz parte dos 10 mil milionários portugueses, não desespere!
Segundo o mesmo estudo da Capgemini o mundo estará diferente em 2010. O número de ricos voltará a aumentar. E o volume das suas fortunas também. Até porque os oráculos do regime estarão de vigília na esfera do poder. E o capital continuará a valer-lhes.


Como vão fingir que são felizes, no próximo ano, os cerca de 1,9 milhões de portugueses no limiar da pobreza (20 %da população)?
Como multiplicarão a riqueza aqueles que sobrevivem com menos de 360 euros por mês? Como terão ânimo os 700 mil desempregados? [eis os grandes enigmas...]


Quando empresas como a EDP, Brisa e Portugal Telecom apresentam lucros corpulentos ,o que dirão os seus funcionários quando as negociações salariais ficam abaixo da inflação?

O desemprego galopante, os salários de miséria e as pensões indignas não lucram nem nas vésperas , nem no dia a seguir ao feitiço se virar contra o feiticeiro.

SP, nº2, 8 de Julho 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.