sexta-feira, 31 de julho de 2009

Editorial

A Fiscomania e a Revolução de 1846

Pedro Leitão

Jornalista
privado.pleitao@gmail.com

A fiscomania é uma doença que atinge os governos de costela anti-popular, isto é, que não pensam no estado real do povo laborioso. A excessiva pressa em aumentar e cobrar impostos costuma ser o primeiro sintoma da fiscomania. Outro sintoma frequente é a tentação de fazer pesar sobre os fracos o fardo fiscal, tudo em nome da lei, que nem sempre pode ser cumprida, quando a realidade assim o demonstre em cada momento concreto.

Mas os fiscómanos, cegos pela doença, nunca enxergam a realidade, e exigem que se cumpra o que, em determinadas conjunturas, não pode ser cumprido, nem à risca, nem à rasca.


No nosso país, a fiscomania está diagnosticada há 163 anos. O primeiro portador da doença foi António Bernardo da Costa Cabral: manifestou-a quando tentou cobrar pesados impostos a bolsos vazios. Impiedosamente.

A Revolução do Minho de 1846, desencadeada pelas classes laboriosas da lavoura contra o alto funcionalismo nutrido, encarregou-se de lhe tratar da «saúde», atirando-lhe à cara as papeletas da «décima», após a invasão tumultuosa de cartórios e repartições. Nem os paninhos quentes do arcebispo de Braga foram suficientes para conter essa insurreição, que pôs o país a ferro e fogo.

A erradicação da fiscomania nunca foi conseguida em 160 anos. Ainda assim, houve momentos menos propícios a perigos de contágios e até se cuidou que não haveria mais estragos do que aqueles que já provocara. Porém, reapareceu em força nos últimos quatro anos, e não há meio de abrandar ou de ter um fim.

Parece-nos que o actual governo também foi vítima de contágio, e até suspeitámos que seja agora um fiscómano em fase terminal. Pelos delírios, pressentimos nele a doença. A obstinação é tanta que já não vê o que um cego consegue ver, só de ouvir: que andou quatro anos atrás de bolsos vazios dos pequenos contribuintes, depauperando-os, a pretexto da redução do défice, mas que, afinal, podia ter diminuído com uma fiscalização apertada sobre os mil milhões de Euros que escaparam para paraísos fiscais. Em 1846, a revolta rebentou como rebenta um dique. Hoje é a cultura da rendição que a «estanca». Até ver…

SP Nº5, 29 Julho 2009

1 comentário:

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.