domingo, 13 de setembro de 2009

Ponta & Mola

Segurança com Liberdade

António Manuel Pinho
privado.apinho@gmail.com

Os acontecimentos no Bairro Quinta da Princesa, Seixal, que se traduziram em confrontos entre grupos de jovens e agentes policiais, marcaram a actualidade informativa da passada semana. E logo, numa aparente confluência de pontos de vista, a generalidade da imprensa alegou tratar-se de disputas criminosas entre «gangues» e destes com lógicas de afrontamento com a polícia. É receita simples, esta de escribas a soldo de estratégias securitárias, para iludir razões maiores que estão por detrás do clima de confrontação social vivido em alguns dos «bairros problemáticos»...


E nem mesmo a visão lúcida e séria de um graduado da PSP, que negou a existência dos ditos «gangues», antes assumindo tratar-se de atitudes de jovens «revoltados e desesperados» à procura do «seu espaço», coarctou a verbe psicótica e securitária dos escribas ao serviço do «malho da ordem pública», que vêem sempre hordas de «pretos» e «estrangeiros» sequiosas de sangue inocente - abrindo caminho ao discurso xenófobo da Extrema-direita trauliteira.


Desde logo, importa desmistificar um mito. Grosso modo os jovens de pele negra que vivem nesses bairros, são europeus como qualquer um de nós, porque nascidos cá e detentores da cidadania portuguesa, filhos de uma imigração que o País ufano das suas obras públicas, pagas com os fundos europeus, importou da miséria africana e explorou, oferecendo trabalho sem direitos e construindo guetos periféricos.


Filhos dizia, de gente de trabalho, mão-de-obra barata da nossa construção e da limpeza de escritórios e residências. Sim, porque quem não se limite a falar por falar, e se permita conhecer a realidade profunda dos guetos, constatará o movimento matinal de saída dos bairros, com mulheres de ar cansado e homens taciturnos, deixando os filhos menores encarcerados nessa prisão maior que é o abandono nas ruas, à sua sorte e permeáveis ao convite fácil de redes que recrutam na miséria os «soldados» para as suas actividades criminosas.


Do outro lado, hipócrita e cínica, pontifica uma certa «Esquerda» paternalista e desculpabilizante, supostamente «anti-racista», que procura sempre argumentos rasteiros do género «coitadinho que é preto», fomentada pelos burocratas que inventam normas e definem comportamentos. Os mesmos que criam grandes planos de «integração social» para se sustentarem a eles e aos «pretinhos de serviço» que pululam na generalidade das associações, supostamente, africanas!


É contra uns e outros que devemos encontrar respostas, com a comunidade, para os problemas da segurança dos cidadãos, contrariando o caminho fácil da leva securitária, afirmando uma cultura de segurança com liberdade e uma democracia sem exclusões.


SP Nº10, 2 de Setembro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.