sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ponta & Mola

«Má moeda»

António Manuel Pinho
privado.apinho@gmail.com

Depois do desmontar do último tabu de Cavaco Silva, o País ficou mais descansado. Afinal, como é costume, não se passa nada. Ninguém percebeu a pequena opereta das «escutas», nem entendeu muito bem do que se queixou o PS, através das declarações do inefável Silva Pereira. Até porque o acinte contra o Presidente pareceu a toda a gente um bocado excessivo, depois de Cavaco (como é costume) ter feito um frete ao PS e prejudicado o seu próprio partido.

Sim, porque o homem de Boliqueime é muito certinho a tramar líderes do PSD. Já o havia feito com Fernando Nogueira e Santana Lopes, agora fê-lo com Ferreira Leite... E um homem que tão maltrata os amigos começa a não parecer digno de confiança. O que é uma chatice. Até porque o professor Cavaco, em relação a outros amigos, parece ter comportamento bem diferente... Que o diga Dias Loureiro!

O problema é que Cavaco Silva já não diz coisa com coisa. Lembram-se do (muito) mal explicado caso das acções da SLN? A «má moeda» parece, pois, ter batido à porta de alguém insuspeito que, até há pouco tempo, tinha aquela aura de «integridade», «seriedade» e «competência» que é próprio dos grandes estadistas. Ora, depois das atoardas mais recentes, Cavaco perdeu o «estado de graça» e estatelou-se ao comprido do pedestal em que sempre esteve, levado ao colo por todos os que são bem piores que ele: os cavaquistas.

O homem está cansado. Diz-se, até, que está doente e, como é próprio desse estado, já não manifesta o «rasgo» de outros tempos. Era um favor que nos fazia a todos: não se recandidate, tenha pena de si!

O frete de Cavaco deu novo alento a Sócrates, deu-lhe mais força. E isso, convenhamos, é uma coisa patética. E só foi útil porque nos permite perceber o nível da política sistémica, o nojo que nos provocam estas figuras menores que o País podia dispensar, mas não dispensa porque parece haver na cabeça de cada português um cárcere e uma mordaça. E cada um tem o que merece...

Edição nº15, 7 Outubro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.