quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ponta & Mola

A posse e a pose

António Manuel Pinho
privado.apinho@gmail.com

E tomou posse. Entre mesuras e rapapés, José Socrates assumiu funções na chefia do 18º governo constitucional. No discurso de investidura, o repetente primeiro-ministro, entre o «animal feroz» e o «cordeirinho», lá foi dizendo às «ilustres personalidades» presentes – e ao País que o ouviu nas televisões – que ia manter o rumo.

No cabeleireiro, onde me encontrava, o seu discurso não provocou nenhuma reacção entre as cabeleireiras presentes e não senti, na cirurgia do corte, nenhuma oscilação ou tremura na mão da senhora. Ao mesmo tempo, na rua, ouviu-se o latido de um cão e o chiar ronfeiro da carrinha que passava. E pareceu-me, ali no aconchego da poltrona do salão, que os portugueses pouco teriam ligado aos discursos e ao verniz presidencial.

À entrada do local de investidura, repórteres tolos - ou que reproduziam as tonterias de editores e chefes de redacção, de directores e outras aventesmas - faziam a pergunta engatilhada e patética: «O governo é para durar 4 anos?» Como se esse fosse o principal problema do «país real», quando o que seria aceitável e [exigível] era perguntar que políticas iriam ser seguidas.

Sócrates, tenho quase a certeza, aposta num governo até final de legislatura, eleitoralista q.b. E, em caso de «aperto», sempre poderá contar com os bons préstimos de Portas ou o pontual anuír de Louçã. Porque, ao que parece, serão estes dois partidos que irão ser a charneira dos interesses socratinos. Isto é, se entretanto Passos Coelho não conseguir catapultar-se a líder laranja... Porque aí a coisa muda de figura, pois toda a gente percebeu que, no PSD, manobram interesses ocultos apostando no perpectuar, agora com honras de coligação, do «centrão» que, como já se percebeu também, seria do agrado de barões e da malta do negócio – pontificando aqui a figura tutelar de um ex-ministro laranja muito ligado a interesses económicos obscuros, mexendo os cordelinhos, influenciando aqui e ali...


O que esperar deste governo? Eu não espero nada! E até aposto que, em caso de desnorte de Sócrates – não se confirmando o cenário que tracei, e ressurgindo o «animal feroz» -, a «maioria silenciosa» que lhe deu o voto encherá as ruas protestando. Para, logo a seguir, alegremente bisar o voto e a pose de carneiro.


ED Nº18, 28 Outubro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.