terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carta de um Enfermeiro

«Olá colegas, amigos e familiares:

Os enfermeiros enfrentam hoje uma profunda humilhação e desqualificação do que é o nosso trabalho, com a tentativa do governo em diminuir o nosso salário, que já por si nunca teve a actualização do bacharelato para a licenciatura.
Hoje, sendo licenciados, recebemos como bacharéis e o governo ainda quer baixar mais.

Envio-vos este folheto que compara os salários de diversas profissões. Não achamos que os outros ganham muito: nós é ganhamos de menos! Não costumo pedir isto mas acho que agora é o momento para vos pedir que encaminhem este mail para todos os vossos contactos... Não se trata de SPAM mas da necessidade de divulgar a humilhação revoltante junto do máximo de pessoas. Precisamos que a população compreenda o que está a ser feito connosco.Pelos enfermeiros, pelos colegas recém-licenciados, pelo meu, nosso, ano de finalistas e futuros recém-licenciados. Enfim, Por Todos!

Um abraço,

E NÃO SE ESQUEÇAM...
DIA 27, 28, 29- GREVE GERAL
DIA 28- PORTO, MARCHA LENTA
DIA 29 - LISBOA, GRANDE MANIFESTAÇÃO.. »
a) Enfermeiro devidamente Identificado

3 comentários:

  1. «Nesta luta é preciso falar dos doentes, e dos muitos casos em que a negligência hospitalar, resultou das péssimas condições de trabalho, de organização e de gestão hospitalar, que estão à disposição dos enfermeiros, e dos restantes técnicos de saúde. Mais ... a luta dos enfermeiros não pode estar separada, das reivindicações dos restantes técnicos, por função. Estão todos no mesmo "barco". A luta é a mesma. Só com um espírito de união e de apoio entre classes funcionais, será possível, mudar para melhor, proprorcionando melhores cuidados de saúde, com mais qualidade, aos doentes, e com mais satisfação e realização profissional para os técnicos de saúde.. É preciso denunciar porque razões há negligência hospitalar. Não há que ter medo. Há que ter coragem, e "pôr cá fora", tantas e tantas situações, em que o doente é a vítima, e que resultam da má organização e da má gestão hospitalar, geradora de desmotivação e sobretudo, de incapacidade de resposta atempada aos doentes. Toda a minha solidariedade para os Enfermeiros do meu País, que tão importantes são na cura dos doentes.»

    Comentário de Maria Júlia Bravo no Facebook

    ResponderEliminar
  2. «Subscrevo tudo quanto foi dito e reforço a ideia da falta de condições de trabalho, muito agravadas pela deficiente gestão e organização. Acentua-se cada vez mais a vertente economicista em prejuízo da verdadeira razão de ser dos serviços de saúde: os seus utentes. E volta e meia lá se acusa um médico, um enfermeiro, ou outro técnico de saúde, de negligência. Mas neste sector apenas existe a negligência dos (des)governantes que mexem e remexem nas organizações sempre com o intuito de gastar cada vez menos com aqueles que pagam os seus impostos (e não só), mas nunca se cansam de gastar com os gestores que mais não fazem do que encher os bolsos.
    E já agora, dizer o seguinte: é provável que me venha a acontecer como aconteceu com os trabalhadores da ANA. Acho que me vão mandar fazer formação em ÉTICA.
    Vamos esperar para ver e enquanto isso VIVA A LUTA DOS ENFERMEIROS E DE TODOS OS QUE TRABALHAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.»

    Comentário de Maria Assunta Leal no Facebook

    ResponderEliminar

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.