segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Debates

Clube dos Pensadores ( CdP)
inicia o ano de 2010 com um debate sobre

«JUSTIÇA : Processos Judiciais»

Joaquim Jorge fundador do CdP convida Nuno Melo e Felícia Cabrita. O debate realiza-se dia 25 de Janeiro, 2ªfeira, pelas 21h30 no GaiaHotel. Nuno Melo, advogado, eurodeputado e que representou o CDS-PP na comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN. Felícia Cabrita, jornalista, pela sua mão foram denunciados grandes casos nacionais, como o escândalo do Ballet Rose ou o caso Casa Pia.

Há vários processos judiciais que se eternizam no tempo, em que existem vários tipos de crimes: corrupção, tráfico de influências, evasão e fraude fiscal, furto, burla qualificada, pedofilia, entre outros.

Os mais mediáticos: Cova da Beira; Casa Pia; Caso da mala; Apito Dourado; Freeport; Portucale; Operação Furacão; Caso BCP; Caso BPN; Face Oculta. Os governos são culpados de não organizarem uma política sistemática de resolução dos processos judiciais. Quando não são dados meios, quando não existem tribunais especializados, os juízes não podem condenar por convicção mas apenas com provas. O resultado é um crime impune e toda a gente sabe que fica impune.

O arrastamento dos processos judiciais é devido a: 1 - deficiência da investigação judicial; 2- dificuldade de fazer prova dos factos em julgamento; 3- recurso a advogados experientes e recursos interpostos sucessivamente nos tribunais superiores, levando a que os arguidos desses processos sejam absolvidos ou não cheguem sequer a ser julgados.

Os julgamentos dos processos judiciais são longos e morosos, tornando-se desesperante para as vítimas, para quem quer justiça, para quem está a ser julgado.

O Clube dos Pensadores tem agendado para 2010: em Fevereiro, um debate com Marques Mendes; em Março, no 4º aniversário do Clube, recebe Pedro Santana Lopes e outras figuras; em Abril, João Cravinho.

Pelo CdP, em 2009, passaram figuras como Medina Carreira, António José Seguro, Garcia Pereira, Alberto João Jardim, Marinho Pinto, Paulo Portas . Em anos transactos: Manuel Maria Carrilho, Manuel Alegre, Francisco Louçã, Carvalho da Silva, entre outros.
Ver mais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.