domingo, 1 de novembro de 2009

Opinião

Face oculta

Joaquim Jorge*

1 - Já há muito tempo que não tínhamos uma bronca e um affaire de colarinho branco. Não está em causa Armando Vara, por acaso é do PS e lá fez todo o seu percurso ascendente na hierarquia para chegar ao topo e ganhar o mais possível. Actualmente é vice-presidente do Millennium BCP foi constituído arguido com outras pessoas, ao todo 12 (estando mais gente do PS, José Penedos e Paulo Penedos), na operação Face Oculta. Este país sem vergonha em que tudo é possível com a maior das naturalidades. A naturalização da corrupção e casos é o nosso dia-a-dia. Ninguém se importuna ou inconforma. Será com certeza mais uma novela negra própria de um filme de acção e intriga em que no fim os maus, ao contrário do normal, se salvarão e rirão dos bons.

Tenho vergonha de viver neste país de casos, estardalhaços, corrupção, luvas, jogos sujos, descaramento e impudência . Em que se investiga, contudo fica tudo na mesma e sem culpados. Uma das formas de Portugal ficar melhor, mais bem frequentado será limpar parte dos senhores que estão à frente de organismos de Estado e com ele têm negócios. Sinto-me ultrajado neste país nepótico e impune, perante este e outros casos por resolver. Nunca há culpados e quem prevarica safa-se sempre. Muitas parangonas nos jornais, fala-se durante uns tempos, depois morre tudo, até a culpa. Estou cansado deste país, apetece-me viver noutro lugar em que haja mais transparência, responsabilidde, menos habilidosos e mais condenados.

2 - Depois desta trama de contornos nebulosos, ocultos e nauseabundos, não entendo porque só está detido preventivamente José Manuel Godinho. Será porque é o elo mais fraco e perfeitamente descartável neste caso? Porque não estão presos os restantes arguidos, entre eles, Armando Vara, José Penedos, Paulo Penedos, etc. ? Porque é que o PS não suspendeu a militância aos imputados? Esta trama em que está em causa negócios na órbita do Estado - REN, Refer, Galp e EDP com empresas privadas de José Manuel Godinho - O2,SEF e outras. Potencia a existência de algo organizado e com fins objectivos, tendo por base lograr modificar determinadas directivas das empresas do Estado, cobrar comissões,suborno, fraude ao Estado, cobranças ilegais e tráfico de influências. Aproveitando os cargos institucionais de uns, posição e contactos políticos de outros, e a actividade empresarial dos demais. Esta trama corruptiva aponta para a prática de quatro crimes: corrupção, participação económica em negócio, tráfico de influência e associação criminosa.

É lamentável, alguém pagar comissões a partir da sua empresa na actividade de contactos com autoridades e cargos públicos para obter benefícios e projectos para a sua empresa. Mas não se enganem , estes procedimentos são prática comum em Portugal, estes tiveram azar, veio a lume e deram muito nas vistas... Todavia a Justiça portuguesa tem vários pesos e medidas para casos similares. A Justiça tem a responsabilidade de estar à altura do que os portugueses merecem e exigem: rapidez e que se condene os culpados. Todavia essa responsabilidade de estar à altura do que esperam os portugueses e a sociedade nunca acontece. Acontece precisamente o contrário, e a Justiça exerce-se sobre os mais débeis e prova a sua debilidade. Deveria ser exercida sobre todo o mundo e não sobre os mais fracos. A Justiça e os seus responsáveis devem dar a cara e dar explicações. A ideia que perpassa é que a Justiça não é actuante e poderia fazer mais e melhor. Daí, Portugal não ter Justiça à altura. É preciso outra política e outros valores para sair desta crise na Justiça. Reformas ou deliberações que garantam a equidade, sem privilégios para os ricos e poder de influência, os cidadãos estão cansados da humilhação cúmplice perante o poder económico. Perante todos estes casos que têm vindo a lume a Política e a Justiça não tiraram as devidas conclusões: a justiça não é infalível e a avareza é má.

A nossa sociedade não pode permitir que sectores sociais e pessoas com responsabilidades no Estado traiam os mais elementares valores e possam continuar no Estado e a condicioná-lo. É preciso uma consciência cívica da sociedade. A aposta no diálogo nem sempre é possível, já se esperou muito tempo que se faça justiça . Isto só vai com uma mobilização massiva.

*Fundador do Clube dos Pensadores

2 comentários:

  1. Cidadões curruptos geram GOVERNANTES CORRUPTOS....

    ResponderEliminar
  2. As leis que fazem falta aos juízes têm que ser aprovadas na Assembleia da República, assunto que a maioria dos deputados, nem sequer tem querido debater a sério(porque será?) e mesmo que fossem aprovadas,a sua escrita é encomendada a grandes escritórios de advogados, bem preparados e interessados em deixar ficar uns grandes buracos, para salvaguardar interesses obscuros das pessoas que misturam negócios com política.Outro grande problema é que a condenação pública destes senhores, dura pouco.
    Na minha opinião, diria o contrário de paraizal, governantes corruptos geram cidadãos corruptos, porque o exemplo tem sempre que vir de cima.

    ResponderEliminar

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.