sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O militante da Lusofonia

Conheci Lauro Moreira, numa tertúlia poética, no final de 2007. Fomos apresentados por Maria das Graças, amiga comum, actriz brasileira que vive em Portugal há mais de 30 anos. Desde então «O Embaixador», como sempre me refiro a ele, tem-me dado o privilégio de ser meu amigo.

É um dos homens mais fascinantes e cultos que já conheci. A sua aposentação como Embaixador – e o regresso ao Brasil – vai privar Portugal do convívio com um dos maiores vultos da diplomacia lusófona e de um genial agente da cultura de Língua Portuguesa.

Convosco quero partilhar um texto por mim escrito, em Janeiro de 2008, para o gratuito de cultura e espectáculos «Conversas de Café», um jornal já extinto que então dirigia.

Aquele Abraço, Lauro! Até já...

António Manuel Pinho

Embaixador Lauro Moreira
«O diplomata é um técnico de ideias gerais»

É uma personalidade encantadora, horas de conversa não cansam os ouvintes, num discurso fluido de uma simplicidade pedagógica. Temos muita sorte, durante algum tempo vamos vê-lo entre nós. Jantamos com o Embaixador do Brasil junto à CPLP

É sempre essa velha tragédia que, no caso em apreço, assume um dramatismo ainda maior. É uma espécie de processo auto-censório, por via do espaço físico da página. A conversa durou quatro horas. Este homem de 67 anos, que irradia uma energia absolutamente contagiante, vai desfilando a sua trajectória – e o jornalista contorce-se na impotência óbvia de não poder transcrever uma lição viva da História do Brasil e da sua cultura.

O Embaixador, ou melhor, o cidadão do mundo e militante da Lusofonia Lauro Moreira, é uma personalidade ímpar e um diplomata atípico, como mais adiante se verá. Filho de político, deputado federal e, ocasionalmente, presidente da Câmara de Deputados, Lauro sempre se deslumbrou pelo mundo das artes, particularmente das cénicas, tendo até formado um grupo experimental de teatro quando cursava Direito [que adorava], embora detestando a advocacia. E foi assim que a carreira diplomática surgiu como possibilidade – num homem que sempre quis trabalhar numa coisa que fosse maior que ele. E tem sido sempre assim.

No entanto, por estranho que pareça, 85 porcento da carreira do representante do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi passada na área económica. «Você não consegue vender um parafuso a um país, sem que esse país tenha ouvido uma música sua, tenha visto um filme seu ou tenha lido um livro», assim nos diz do alto desassombrado da sua sabedoria. Certamente porque a área cultural é absolutamente abrangente, como aliás tem sido o seu mote vivencial.

Realizou e produziu filmes em Super 8, ganhou um concurso de fotografia e organizou inúmeros espectáculos e eventos culturais em todas as chegadas do mundo que abraçou. Desde cedo conviveu com grandes vultos da cultura brasileira, a começar pela mulher com quem foi casado durante anos, Marly de Oliveira (que recentemente nos deixou) –, um nome maior da poesia da lusofonia. Pela sua casa passaram nomes como Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade, Augusto Maia, Aurélio Buarque de Holanda e Manuel Bandeira [que foi seu padrinho de casamento], entre outros.

Aliás, Manuel Bandeira – de quem produziu um CD, recém lançado com temas gravados na sua própria casa – terá, em muito, contribuído para a autêntica paixão de Lauro pela música brasileira. A sua passagem por Barcelona, entre 91 e 94, produziu uma autêntica revolução nos hábitos de consumo da música brasileira na Catalunha. O Clube de Música Brasileira de Barcelona, por si fundado, produziu dezenas de concertos em cidades catalãs e deu a conhecer a cultura brasileira, como nunca antes se havia verificado.

Em Portugal, enquanto embaixador junto à CPLP, tem animado a representação diplomática com várias tertúlias e viagens pela História e cultura brasileiras. Outra coisa, aliás, não seria de esperar de quem já foi presidente da Academia de Letras da Universidade do Rio de Janeiro, mas que, de igual modo, tem despertado alguns rancores de medíocres alapados – que olham com despeito para o seu protagonismo.

Neste início de ano, em que a esperança vislumbra pela urgência de necessidades várias – pessoais e colectivas -, o exemplo de Lauro Moreira é uma pedrada no charco do cinzentismo que, regra geral, domina os “homens de Estado”.
Que continue a protagonizar!

Texto: AMP
Foto: LUÍS ROCHA


DESTAQUES O que diz Moreira

«O principal problema da CPLP, até este momento, é o próprio desconhecimento que há dela. Um dos maiores desafios que temos é dar-he maior visibilidade.
O que está faltando são iniciativas mais visíveis da sociedade civil, porque a CPLP não pode ser somente uma união de Estados. Ela tem de 'baixar' ao nível dos cidadãos»

«A língua é um animal vivo, dinâmico, que vai sempre evoluindo (…). Mas, ao menos, é necessário que você acerte como escrevê-la (…). Temos hoje um Acordo Ortográfico , assinado há 17 anos pelos países lusófonos, que visa simplesmente acabar com a indesejável dicotomia existente na forma de escrever a Língua Portuguesa. Só falta Portugal adaptá-lo, coisa que o Brasil pretende fazer a curto prazo.»

[In CONVERSAS DE CAFÉ, 4 Janeiro 2008]
Na Foto: LAURO MOREIRA com o empresário da noite lisboeta HERNÂNI MIGUEL e a actriz MARIA DAS GRAÇAS
-----------------------------------------
> Actualização: sábado, 23 Janeiro
Prémio Personalidade Lusófona do Ano
O MIL, MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO e a Academia das Ciências de Lisboa vão fazer a entrega do PRÉMIO PERSONALIDADE LUSÓFONA DO ANO (2009), atribuído ao Embaixador do Brasil na CPLP, Lauro Moreira, que decorrerá no dia 8 de Fevereiro, às 17 horas, na sede da Academia (Rua da Academia das Ciências, 19), numa sessão presidida pelo Professor Doutor Adriano Moreira.
MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (http://www.movimentolusofono.org/)(blogue: http://www.mil-hafre.blogspot.com/)

2 comentários:

  1. Já anteriormente congratulara-me pela nova imagem. Penso contudo, que a actual é mais condizente com a sigla de "Jornal"
    Tb o facto de apresentarem o rosto do blog apenas com as notícas favorece o leitor e a leitura.
    Para o meu gosto está "au point" ...
    Parabéns .

    ResponderEliminar
  2. uma das maiores personalidades brasileiras do nosso tempo e senhor de uma das mentes mais brilhantes que já teve a CPLP...

    ResponderEliminar

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.