sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Fio da Navalha


Sejam felizes

José Leite

privado.leite@gmail.com

«Façam o favor de ser felizes». Esta frase de Raul Solnado exprimia a sua forma de estar na vida e bem poderia servir de lição para os notáveis que governam o «rectângulo». A bondade, humanidade e solidariedade com os amigos caídos em desgraça – como foi o caso de Carlos Cruz, cujo envolvimento no processo Casa Pia constituiu para o actor um profundo desgosto, quase mortal… - e, principalmente, a forma simples e inteligente de estar na vida e de fazer humor (quem não liga à rábula « Alô? É do Inimigo?...»), com uma critica mordaz à guerra colonial – bem poderiam servir de referência de vida para os políticos, habituados que estão a complicar aquilo que é fácil… Por exemplo, como seria simples Manuela Ferreira Leite ter um gesto de grande elevação e sabedoria se contemplasse nas suas listas para deputados pessoas que lhe fazem oposição interna, como é o caso de Pedro Passos Coelho, ao invés de nomear amigos partidários a contas com a justiça, só porque carregam malas cheias de dinheiro para o partido? Será que neste tempo de assinaláveis revezes para o partido que lidera, Sócrates não granjearia mais apoios eleitorais, principalmente vindos de gente da Ciência e da Cultura, se não vetasse João Lobo Antunes para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, como retaliação pelo protagonismo que o médico teve no caso do Testamento Vital, uma proposta de lei do PS que mereceu um parecer negativo do Conselho, a que J.L.A. esteve ligado?

Decididamente, Solnado estava acima destas intrigas palacianas e vivia com amargura o trágico destino a que o país está votado, sentindo-se sem forças de fazer algo para mudar este estado de coisas – ele que desempenhou bem esse papel ao criar o «Zip Zip» na Primavera Marcelista. No limbo do Céu, é provável que a galhofa se tenha instalado com a chegada de Raul Solnado. Por cá, continua esta «porca miséria», agora, cada vez mais triste, com a partida de um homem que, a brincar, dizia coisas muito sérias, facilmente entendidas pelo povo que o amava e idolatrava. Soubessem os políticos seguir-lhe o exemplo…


SP Nº7, 12 de Agosto 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.