sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ponta & Mola


O meu «corrupto» é melhor que o teu

António Manuel Pinho
privado.apinho@gmail.com

À falta de razões maiores, os mentideros da política nacional direccionaram-se, agora, para as escolhas da senhora Ferreira Leite. «Arrogante», «sectária», «acertar de contas» foram coisas que se ouviram amplamente, as mais das vezes ventiladas pelos «barões» apeadas das mordomias de S. Bento.
O que me parece relevante, para além deste pouco digno lavar de roupa suja, é a inclusão de dois nomes [António Preto e Helena Lopes da Costa] na lista de deputados. É que tal facto – e independentemente do direito à presunção de inocência, que lhes assiste -, vem macular a imagem de «seriedade» e «verdade» com que a máquina de propaganda laranja tem vindo a produzir uma Ferreira Leite «próxima do povo» e «referencial da ética política».


Aparentemente – embora se reconheçam os «disparates» que a senhora vem destilando -, nada faria prever que a líder do PSD, depois de consecutivos discursos sobre «transparência», fosse convidar para candidatas pessoas arguidas em processos judiciais. Mas, por outro lado, se remontarmos a anos atrás, quando Ferreira Leite era presidente da Distrital de Lisboa, percebemos serem os agora suspeitos os principais responsáveis pela caminhada ascendente da senhora à liderança do partido... Ora, favores tão grandes pagam-se!

Porém, o preço pago por favores passados, pode revelar-se trágico do ponto de vista do futuro. É que o discurso da «ética» e «transparência», como arma de arremesso contra Sócrates e o PS, vai pelo esgoto abaixo corruído pelos pés de barro que o comporta.

Aqueles que, demagogicamente, se ancoram no regaço laranja como «trincheira de ética política», para supostamente combaterem as tropelias socialistas, estarão, certamente, a engolir em seco. É que, tal como o discurso de Ferreira Leite, a sua posição tem pés de barro e os «corruptos» e outras alimárias não são exclusivo [bem pelo contrário] do universo «socratino»!

SP Nº7, 12 de Agosto 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.