domingo, 30 de agosto de 2009

O FIO DA NAVALHA


Bufaria

José Leite
privado.leite@gmail.com

O «jardim» anda agora alvoraçado com a probabilidade de o governo (será o SIS? O SIEDM? Um detective infiltrado? Um mordomo?) ter posto uma escuta (ou contratado uma «toupeira» - nós a pensarmos que «toupeiras» a descoberto só teriam sido detectadas lá pelos lados de Santarém…) para desvendar, por antecipação, o que se passa no Palácio de Belém. Coisa que não surpreende, ou não sejamos nós um povo de coscuvilheiros. Rezam as crónicas, que já D, Henrique tinha colocado espiões junto à mãe, D. Teresa, para saber o que ela congeminava contra ele… a PIDE escutava os opositores ao regime… quando não eram os próprios «traidores» a informá-la; …no PREC, o PC e as forças do bloco do Leste escutavam as «forças reaccionárias» à Revolução, diz-se que através de antenas montadas na embaixada da URSS e na da RDA, ao cimo da Alameda Afonso Henriques; mais recentemente, até um microfone foi descoberto no soalho do gabinete do Procurador-geral da República, no Palácio Ratton, ao que consta, devido às investigações do processo Partex – que acabou por ficar em «águas de bacalhau», provavelmente por envolver gente afecta à Maçonaria e ex-governantes. Foi uma gravação clandestina numa reunião que «chamuscou» Charles Smith e Sócrates no Caso Freeport e, pelos vistos, a «coisa» não teve grande gravidade, tendo sido desprezada pelos juízes que investigam o processo, não pela polícia inglesa, essa, sim, mais arguta e... descomprometida.

Há uma sensação instalada de que toda a gente escuta todo o mundo… Chega-se a desconfiar do nosso vizinho do lado, do «bufo» no local de trabalho que passa «dicas» aos administradores só para garantir o seu posto de trabalho; desconfiamos que o nosso telemóvel possa estar «armadilhado» por causa dos tais barulhos esquisitos audíveis no meio das conversas – até o PGR já se chegou a queixar disso - ,somos diariamente vigiados por câmaras de vídeo nos locais que percorremos, os bancos , as Finanças a porteira, sabem de cor e salteado a nossa vida. Para quê, então, matar a cabeça por causa desse «big brother» que nos vigia a todo o instante e assume múltiplas facetas?! Bem fez Sócrates ao comentar os desabafos vindos da presidência, sobre a existência de tenebrosas vigias, encarando-os como «brincadeiras de Verão». Não andamos nós a brincar às democracias há vários anos?


SP Nº9, 26 de Agosto 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.