domingo, 30 de agosto de 2009

PONTA & MOLA


A culpa morre solteira

António Manuel Pinho

privado.apinho@gmail.com

A propósito da desgraça que foi a queda da arriba da Praia Maria Luísa, em Albufeira, ocorrem-me algumas observações que parecem ser pertinentes e que, infelizmente, trazem à memória outros casos e outras tragédias do nosso passado recente, mudando apenas as figuras e os figurões; que as vítimas, essas, têm de comum ser cidadãos pagantes votados ao maior dos desprezos por quem (des)governa.

Antes mesmo de qualquer explicação mais «técnica» sobre a ocorrência, o ministro do Ambiente avançou logo com uma medida: multar quem se coloque debaixo das arribas!? Ou seja, para esta burlesca figura do anedotário político, não interessa saber, de razão segura, as causas estruturais da queda, nem determinar (e punir!) quem são os responsáveis pela tragédia. A medida é simples, retirada do baú das preciosidades demagógicas: puna-se a populaça! E isto quando se sabe que a única solução prévia encontrada para afastar veraneantes (que, pelos vistos, não afastou), foi a colocação de um singelo aviso, ao invés de que seria óbvio: o isolamento cautelar do local, ou mesmo a interdição da praia.

Em Portugal é assim, depois do desfile cínico das «altas figuras do Estado», dos pesares lacrimejantes e da verborreia em uso para estas ocasiões, está claro que vai tudo ficar na mesma. O inquérito vai ser inconclusivo no apuramento de responsáveis e o desfecho óbvio é o de que a culpa foi das pessoas, que estavam onde não deviam... Em Entre-os-Rios a culpa foi também dos que passaram na ponte, em Évora a responsabilidade foi dos hemodializados, no Tua quem os mandou andar de comboio?

Vivemos num país em que a culpa morre solteira. E onde as vítimas nunca têm voz. Ainda se lembram do «Processo Casa Pia», remetido para as calendas da ineficácia judicial, que continua sem ter um desfecho à vista? Recordam-se, ainda, dos depositantes do BPP que continuam sem poder levantar as suas poupanças? Acreditam que alguma vez se vão encontrar os responsáveis pela súbita cegueira no Santa Maria? Sabem que os trabalhadores da Amadeu Gaudêncio - empresa de construção civil que entrou em processo de falência - continuam sem receber indmnizações porque o tribunal, apesar de as ter em depósito, nunca mais despacha o pagamento das verbas em dívida?

O problema é que os cidadãos têm a culpa! Queixam-se muito, mas, depois, na hora decisiva, dão sempre o voto ao próximo bandido que os vai enganar. Até um dia...

SP Nº9, 26 de Agosto 2009

1 comentário:

  1. E PA GRANDE ARTIGO ESTE,DOU OS MEUS PARABENS A ESTE JORNALISTA CORAJOSO,SO DIZ A PURA VERDADE DO QUE SE PASSA NO NOSSO PAIS.QUEM SABE UM DIA OS NOSSOS POLITICOS TOMAM VERGONHA DE VIVEREM NA LAMA QUE ELES MESMOS PRODUZEM.ESPERO QUE NAO SEJA TAMBEM ELE AMORDACADO PELOS LOBYS/A.V. M.M.

    ResponderEliminar

Pela Liberdade de Imprensa

Pela Liberdade de Imprensa
CONTRA A MORDAÇA E A CRIMINALIZAÇÃO DE JORNALISTAS. A LIBERDADE NÃO SE DISCUTE!

Jornal PRIVADO, Informação Pública

Porque o JORNALISMO não é o mesmo que vender lentilhas. Porque um JORNAL deve ser a última trincheira da liberdade. E porque os JORNALISTAS não são moços de recados.


Escrevinhadores no activo

ANTÓNIO ALTE PINHO

ANTÓNIO PEDRO DORES

JOSÉ LEITE

JOSÉ PEDRO NAMORA

LUÍS FILIPE GUERRA

MÁRIO LESTON BANDEIRA

PEDRO QUARTIN GRAÇA


Parceiros

> GUIA DOS TEATROS
http://www.guiadosteatros.blogspot.com/

> VIDAS ALTERNATIVAS http://www.vidasalternativas.eu/

> MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA
http://www.mef.pt/

> BARLINDA
http://www.barlinda.com/

> PALCO ORIENTAL
http://sites.google.com/site/palcooriental1989

> VERDE MAIO
http://www.verdemaio.blogspot.com/

> EMERGÊNCIAS INSTÁVEIS
http://emergencias-instaveis.blogspot.com/

> COCOBAÍA
http://www.cocobaia.com/

> ÁGUA DE COCO VERDE
http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

Companheir@s de jornada

O que somos?

A minha foto
Um blogue de jornalistas e cidadãos, para dar voz à cidadania. Porque o pensamento único nos provoca azia.